terça-feira, 17 de abril de 2012

A SOMBRA DE UM AMIGO


“Tendo, pois, saído o rei com todo o povo após ele, pararam na última casa”.


O primeiro amigo é Itai (1Sm 15:18-19). Esta é a primeira vez que seu nome é citado na biografia de Davi. Ele é um amigo do rei, mas nunca foi destacado até que a crise chegou. Davi parou na última casa e não havia mais trono, nem glória. De repente este homem sai da floresta e diz: Davi, conte comigo. Vou com você até o fim. O mais surpreendente é que ele era da cidade de Gate – cidade de Golias. Ao invés de odiá-lo, porém, eles passaram a gostar de Davi. E quando ele foi posto contra a parede, Itaí diz: Vou ficar ao seu lado meu amigo. Aconteça o que acontecer, estou aqui – Esse é um amigo verdadeiro. Uma árvore com ramos grossos, muita folhagem e tronco sólido. Davi diz: Vá embora! Esta é a sua oportunidade de fugir. Volte. (versos 20-21). Adeus irmão. Siga o seu caminho, a vida para onde vou não vai ser fácil. Mas amigo é assim: “Davi, se enforcarem você, vou por meu pescoço no laço junto ao seu. Se o mundo inteiro se voltar contra você, vou defendê-lo. Não vou chuta-lo quando estiver no chão. Se sentir vontade de chorar, gritar, não se constranja por mim. Respeito sua dor”.
O admirável é que algumas vezes a pessoa que se aproxima da gente assim é um sujeito de Gade. Alguém que antes não era muito amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário